sábado, 20 de dezembro de 2014

Museu Hering - 2012

Resgatar, preservar, divulgar e perpetuar a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil é a proposta do Museu Hering.
O espaço foi inaugurado em 26 novembro de 2010 e ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia Hering, em Blumenau/SC, uma casa construída no século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

A exposição "Tempo ao Tempo" integra o acervo do Museu Hering. Os equipamentos, fotografias, indumentárias, amostras, documentos e peças publicitária contam a saga da família Hering e resumem a origem e a evolução da indústria têxtil em Santa Catarina, da qual a empresa foi uma das pioneiras. Também faz uma reflexão interativa sobre os costumes, os caminhos da moda e a vocação empreendedora dos habitantes do Vale do Itajaí, a partir de 1880 e nas décadas que se seguiram.

Empreendedorismo, memória do operário e história social do trabalho. História da industrialização e da fabricação da malha no Brasil. História e uso da camiseta. Design, moda e arquitetura. Publicidade & propaganda e a comunicação como elementos essenciais da construção de uma marca... Estas são algumas abordagens possíveis a partir do acervo do Museu Hering.

Para isso, o espaço se utiliza de recursos tradicionais, como a exposição de objetos antigos, de painéis expositivos e visores fotográficos. Mas inova apresentando avançadas tecnologias multimídia. Terminais touchscreen contam a história oral, enquanto nos televisores é possível conferir as campanhas publicitárias de TV a partir da década de 1970 e os processos produtivos/criativos da indústria da moda. No espaço de customização, o visitante inventa moda, personalizando a sua camiseta.

Para que o visitante tenha uma experiência interativa com o acervo e com a história, o Museu Hering se propõe a ser um ambiente cultural, de eventos e atividades que contribuam com a democratização da educação e do lazer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário